quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Caos urbano



Minha vida mudou muito com o trânsito. Antes eu adorava perambular pela cidade, conhecendo lugares novos e trocando idéias. Hoje isso se tornou impossível. Perambular pela cidade implica 2 horas de trânsito em qualquer direção.

Agora eu moro perto da minha família, trabalho na quadra o lado da minha casa e só frequento estabelecimentos comerciais em um raio de 2 km. Antes eu achava um absurdo ter de viver num condomínio com muros altos, praticamente em um regime semi-aberto, onde saía para trabalhar de dia e voltava para minha prisão domiciliar à noite. O limite de 2 km restringiu ainda mais a minha prisão.

A julgar pelos investimentos feitos até então, teremos uma porção de microcidades dentro das cidades. Bairros autossuficientes com habitantes presos dentro deles. O preço do metro quadrado dentro desses bairros vai subir muito, assim como o custo das telecomunicações. Afinal, presos dentro de casa, cada vez mais nos tornaremos sedentários e depentes da nossas conexões remotas com o mundo exterior de nossa prisão.

De quem é a culpa ? Acho que é minha mesmo. Nossa. Fizemos escolhas ruins no passado e agora comprometemos nosso futuro. Preferimos ter um segundo carro em casa à uma faixa a mais nas ruas. Preferimos morar perto da praia à ter uma via eficiente para chegar até a mesma. A solução agora é escolher pensando mais no futuro e menos no presente. Tempo vamos ter de sobra enquanto presos dentro de casa ou no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário