sábado, 19 de fevereiro de 2011

Trem Bomba

No Japão ficou lindo

É difícil defender o indefensável, mas Bernardo Figueiredo conseguiu fazer isso com maestria em sua opinião a favor do trem bala em artigo para a Folha. Seu tom quase melancólico se ateve a apontar as maravilhas que essa dádiva tecnológica pode trazer para a região e suas dificuldades, quase como um Faraó explicando a milhares de súditos doentes e famintos que construção das pirâmides teria um grande retorno para o Egito.

Em opinião diversa, Mansueto Almeida aponta o problema financeiro que esse projeto vai gerar num governo já em corte de gastos. São mais de trinta bilhões de reais que podem, e provavelmente irão, ser pagos por nós contribuintes.

Parece-me um pouco abusivo gastar tamanha quantia (que pode ainda sofrer acréscimos) em um projeto cujo retorno seja tão localizado. Estamos falando de uma quantia significativa do PIB e um compromisso gigantesco que o país inteiro pagará para melhorar a infraestrutura da região mais rica do país. O que houve com o combate a fome ? As secas que assolam o nordeste foram controladas ? A população está satisfeita com o nível de educação e saúde pública ?

Pois é caro Bernardo, mesmo que o trem bala fosse a oitava maravilha do mundo, ainda temos outras prioridades e tenho certeza que excluindo interesses políticos e empreiteiros, 100% da população concordará que é melhor investir esse dinheiro em outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário