sábado, 19 de fevereiro de 2011

Wired e os Suicídios



Vendo a capa da Wired fico imaginando que a tiragem deve ter sido muito alavancada pelo sensacionalismo. Operários maltratados em suicídio coletivo como lemmings em um penhasco são a  bandeira Marxista mais popular que já vi nos últimos tempos.

O detalhe nos números é que a taxa de suicídio de 17 pessoas em 1 milhão corresponde a 1.7 para cada 100 mil habitantes, uma taxa menor que a da própria China e de quase todos os outros países do planeta.

Suicídio é uma doença e não consequência de um emprego ruim. Qualquer pessoa normal não se mata por ter um trabalho ruim, ela pede demissão ou abandona o emprego. Somente distúrbios psicológicos e orgânicos levam um ser humano a tirar a própria vida e não existe relação comprovada disso no caso apontado. Justificar essas fatalidades com maus tratos é absurdo e irresponsável.

Claro que as condições em fábricas com 400 mil funcionários não seguem o padrão alemão, mas mesmo a Alemanha passou por condições piores até alcançar o patamar atual. Não existem escadas sem degraus no meio. A grande maioria dos funcionários aceita trabalhar nessas condições porque a alternativa a elas é muito pior (morrer de fome por exemplo). É uma parte feia do capitalismo, mas essencial para que regiões possam se desenvolver ao invés de estagnar na miséria.

Quem quiser ajudar outros seres humanos a viver melhor, continue comprando seus produtos chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário