segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Para o infinito e além...



Stephen Hawking declarou que o futuro do homem está no espaço. Concordo plenamente desde que eu tinha 11 anos. Sempre fiquei maravilhado com viagens interplanetárias e ao constatar como a humanidade estava  utilizando esse planeta ficou claro que a gente tava aqui a passeio. Só turistas mal educados produzem lixo como nós.

Sem querer ser alarmista, dada as constantes mudanças climáticas na história da Terra e o inexorável resfriamento do sol, é só uma questão de tempo até a Terra deixar de ser esse lugar agradável que conhecemos. A única esperança da humanidade será vagar pelo espaço como ciganos intergalácticos, acampando esporadicamente em planetas habitáveis.

Claro que ainda temos que desenvolver técnicas de reciclagem e sustentabilidade para embarcar nessa empreitada e nesse ponto os ecologistas tem dado um impulso bem positivo. As tecnologias tem melhorado a qualidade dos vôos mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até partirmos dessa pra melhor (essa expressão acabou de mudar de sentido).

A corrida é dura. Contra nossa autodestruição e contra possíveis alienígenas. O Dr. Hawking fez uma interessante analogia, dizendo que a chegada desses seres seria como a chegada de Colombo no novo mundo e todo mundo sabe que o destino dos nativos não foi dos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário