sábado, 11 de setembro de 2010

Promessas de Campanha


Política no Brasil é uma coisa triste. Todos os dias somos obrigados a ver ideias ultrapassadas sendo erguidas como a salvação da sociedade por partidos como PSOL e PSTU no horário político. Como pode um candidato defender o comunismo e o socialismo em 2010 quando nem Fidel acredita mais neles. Como discutir ideais tão retrógrados sem parecer ridículo ?
O debate ideológico é sempre bem vindo e o pluralismo político é essencial, mas é preciso ter bom senso quanto aos limites da razoabilidade de uma proposta. Não é qualquer ideia maluca que vale  a pena ser discutida. Ninguém vai levar a sério uma proposta para que a agricultura seja incentivada com sacrifício de virgens e dança da chuva. Esses são exemplo de métodos utilizados no passado que hoje são comprovadamente ineficazes. O mesmo podemos dizer de uma economia baseada em socialismo e comunismo.
Partidos como eles poderiam se destacar com propostas mais condizentes com a realidade e sobre as quais os grandes partidos temem opinar, mas perdem tempo com bazófias e ataques sem sentido a coisas que deram certo como as privatizações das teles. Houve corrupção e desvio de verbas ? Certamente, mas essas mazelas estão impregnadas no Estado Brasileiro e não são motivos para impedir uma atitude boa. Seria o mesmo que acabar com a merenda escolar porque alguém está desviando verbas das prefeituras nesse item. Melhor deixar as crianças com comida e o povo com telefone, ou esses políticos esqueceram o que era conseguir uma linha telefônica há 15 anos atrás ? Quem em sua sã consciência vai ser contra a privatização depois de uma melhora significativa como esta ?
Deveriam se ater a discutir pontos como a defesa do casamento homossexual ou da eutanásia, como alguns já o fazem. Deveriam também apontar as falhas do Governo atual e dos anteriores, o que é muito fácil, e expor como poderiam fazer melhor. Como combateriam a corrupção e os problemas que todos sabem existir em nosso pais. O que não falta é bandeira pra ser levantada em prol de uma campanha decente. Bandeiras e ideias que realmente fariam uma diferença positiva na sociedade e que valem a pena ser discutidas.
Infelizmente na nossa política faltam bandeiras e ideias, mas sobram promessas e corruptos. É mais fácil vender um sonho impossível do que tentar mudar a realidade.

Um comentário:

  1. Boa tarde, Marcio Nejaim!

    Descobri o seu blog por acaso em um comentário seu no blog do professor Adolfo.
    Certamente são posições retrogradas que esses partidos defendem.
    Eu escrevi um artigo tratando justamente deste tema em meu blog.
    Se achar interessante conferir, segue o endereço: http://bdsergio.blogspot.com/2010/09/ate-fidel-castro-assumiu-era-comunista.html

    Parabéns pelo texto e boa sorte em sua empreitada.

    Abraço!
    Sérgio Ricardo

    ResponderExcluir