quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Petróleo: benção ou maldição ?



Olhando para a lista dos países integrantes da OPEP e dos maiores exportadores do "ouro negro", não consigo deixar de imaginar que as imensas reservas em nosso país podem não ser uma coisa tão boa e sim uma maldição para o povo brasileiro.

Produto gerador de riqueza e cobiçado por todas as nações, o petróleo do pré-sal pode não ser a maravilha que vem sendo apregoada pelo governo. Corroborando minha opinião entrego as listas de países supracitadas. Irã, Iraque, Venezuela, Rússia, Líbia, Nigéria, Gabão, etc. Queremos fazer parte dessa turma ? Além de produzirem quantidades excedentes do produto, que outra coisa de boa temos neles para nos espelhar ? Pistache ? Vodka ?

Normalmente um bom produto de exportação gera riquezas nos países de origem. Então o que houve de errado nesses países ? Por que a riqueza está concentrada em um punhado de Sultões enquanto o resto da população sofre na miséria ?

Devemos explorar nossas riquezas com cuidado, pois assim estaremos beneficidando nossa população. Mas sem exageros ! O nacionalismo exaltado na "autosuficiência", além de falacioso, é assustador. A bandeira do pré-sal parece erguer-se mais alto do que a educação e a saúde do país. Estamos dispostos a sacrificar nossas conquistas democráticas e o bem estar social para entrarmos na seleta lista acima ? E se chegarmos lá a pena por corrupção vai ser apedrejamento ? Ou esse castigo é só para os infiéis ao ParTido ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário