sábado, 2 de outubro de 2010

O maior pecado de Lula

Nunca acreditei em Lula. Não sou inocente a ponto de acreditar em papai noel e em políticos demagogos como ele. Quando foi eleito em 2002, tinha certeza que ele seria bem pior do que foi. Felizmente eu estava errado em relação a isso. Infelizmente estava certo quanto a capacidade dele como presidente. Depois de 8 anos de governo, podemos constatar que Lula não fez nada.

Toda a bonança que vemos no país hoje vem de ações tomadas no governo anterior. Lula somente gastou o que foi gerado pelo seu predecessor. O aumento do PIB, dos salários do funcionalismo público, nada disso teve influência causal dele. Pelo contrário, a ingerência dele piorou os indicadores e as instituições do país.

Tive ainda a esperança de que com toda sua popularidade, Lula fosse realizar pelo menos uma das grandes reformas que nosso país precisa (tributária, previdenciária, política, trabalhista, etc), mas não. Nada. Zicas. Nenhuma reforma foi feita apesar de 80% de aprovação popular e maioria no congresso.

O PAC é uma piada. Um palanque eleitoral vergonhoso com obras que não acabam e recursos que não foram utilizados. Na prática, o PAC anunciou a construção de um castelo, mas até agora só cavaram o fosso em volta.

As instituições foram todas aparelhadas. mais de cem mil cargos comissionados foram loteados para partidários que não fazem nada senão inchar o funcionalismo. Antes tivessem feito concursos públicos para preencher esses cargos. Agora o que vemos são profissionais de carreira abandonando as mesmas por não suportarem a interferência política em órgãos do estado.

No campo internacional o Brasil virou piada. Se aliando a ditadores que negam o holocausto,  ignorando apelos de oprimidos e protegendo terroristas em seu território, Lula conseguiu destruir sua imagem internacionalmente. Ninguém levava o Brasil a sério antes de Lula e nada mudou.

O maior pecado de Lula foi não fazer nada quando em muito tempo foi o único presidente com chances viáveis de fazer alguma diferença. Agora é tarde, Lula vai sair no fim do ano e nada mudou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário