quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aviação Remota

Por Marcio Nejaim



Toda vez que viajo de avião algumas ponderações surgem a respeito da profissão de piloto. Sabemos que atualmente já existe tecnologia para uma aeronave ser pilotada remotamente, já vimos os testes bem sucedidos destas aeronaves. Então o que ainda prende os pilotos dentro do avião ?  Por que eles arriscam suas vidas desnecessariamente ? Por que ele não controla a aeronave de dentro de uma sala comercial em terra com conforto e segurança ? Acredito ser apenas uma questão de tempo até que os vôos comerciais passem a ser controlados por terra, sem piloto algum no ar.

Claro que é reconfortante para os passageiros saber que o piloto está no mesmo "barco", e seria muito honrado que o "capitão" afundasse com o "navio".  Mas uma vez sendo tecnicamente desnecessário, não vejo outro empecilho para os passageiros serem guiados remotamente. Sem a pressão do risco, de vida os pilotos poderiam trabalhar com mais tranquilidade do solo. Poderíamos quem sabe descobrir que os vietnamitas são excelentes pilotos por natureza e veríamos então a terceirização desses serviços ajudando no desenvolvimento de países pobres do sudeste Ásia.

Ademais, seria uma questão de tempo até que as empresas aéreas percebessem que um mesmo piloto pode controlar 3 ou 4 aeronaves ao mesmo tempo ganhando escala e cortando custos, aí meus amigos é quando eu vou parar de andar de avião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário