sábado, 21 de agosto de 2010

O papel do BNDES

Por Marcio Nejaim

Indico a leitura dos excelentes comentários do economista do IPEA Mansueto Almeida em seu Blog que culminaram no artigo do mesmo para o Estadão de hoje.

Ele aponta o disparate da dificuldade de se investir 500 milhões em educação ou saúde, e a facilidade do Tesouro Nacional levantar 150 bilhões em empréstimos e repassá-los ao BNDES a um custo de  8 bilhões de reais ao ano. Esse "lapso" na Lei de Responsabilidade Fiscal foi aproveitado com intensidade no último ano e não deve ser ignorado pela sociedade, haja vista tamanho custo que deverá ser pago através de nosso sacrifício.

Acredito no papel fundamental do BNDES em nossa sociedade. Não sei a opinião dos outros brasileiros, mas gostaria que o mesmo fosse mais ativo em relação ao apoio às micro e pequena empresas, ao invés de apoiar quase que exclusivamente as maiores empresas do país em seus processos de internacionalização.

Não que o Brasil não precise de empresas de grande porte expandindo internacionalmente, pelo contrário. O problema é que todos sabemos que um mercado dominado por grandes corporações tende a perder eficiência e ignorar a necessidade de inovações. Precisamos que novas empresas despontem do "fundo de suas garagens", trazendo novidades sensacionais para o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário