quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A invasão do Android

por Marcio Nejaim


Antes que os menos antenados fechem as cortinas temendo um ataque alienígena, esclarecemos que Android é um sistema operacional para smartphones desenvolvido pela Google em cima do Linux. Por ser um software aberto, pode ser usado em qualquer aparelho de qualquer fabricante e receber aplicativos desenvolvidos por qualquer programador. A novidade é que os celulares embarcados com Android estão crescendo vertiginosamente em produção e em vendas, abocanhando fatias do mercado cada vez mais rapidamente.

Adotado como padrão de seus smartphones por grandes fabricantes como Sony Ericsson, Motorola e HTC, o Android já conta com 13% do mercado norte-americano segundo a Nielsen, mas considerando novos usuários (últimos seis meses) esse número sobe para 27%, já acima do iOS do Iphone. Outros institutos de pesquisa como a Gartner confirmaram esses estrondoso sucesso e acreditam que ele deve ultrapassar o Blackberry da RIM antes do fim de 2010.

O mais triste para a RIM foi ver o seu novo celular o Blackberry Torch que o CEO da RIM, Jim Balsillie, descreveu como "um salto quântico em relação a qualquer coisa disponível hoje", encalhar nas prateleiras vendendo apenas 150 mil unidades nos primeiros 3 dias. O Iphone 4 vendeu 1 milhão e 700 mil unidades nos mesmos 3 dias. O que Jim não percebeu é que o salto quântico da RIM foi pra baixo, criando um aparelho com tela e processador piores que a concorrência.
 
O Blackberry funciona em cima de um sistema fechado. Até o plano de dados dele é especial, o que facilita o roaming mas anula a competição. Já o Android funciona em plataforma totalmente aberta, num antagonismo direto às tecnologias proprietárias do Blackberry. Não há como não enxergar a vitória da liberade dos usuários em cima dos controles imperialistas.

Pesquisas de satisfação demonstram ainda que os usuários do Blackberry são os mais descontentes com mais da metade deles querendo migrar de plataforma. Já os usuários de Iphone mantém sua fidelidade com 89% seguidos pelos anDroiders com 71%, isso explica porque o crescimento do novo sistema se dá praticamente em cima de ex-usuários de Blackberry.

Parece que o Android veio mesmo para conquistar e começou pelo império da RIM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário