sábado, 21 de agosto de 2010

A galinha de ovos de ouro da Apple

por Marcio Nejaim 


 Que o modelo de distribuição de filmes e músicas era obsoleto, caro ecostumava impor  a um fã de uma música comprar um álbum inteiro, todos nós sabíamos. O que ninguém imaginou era que uma revolução pudesse se dar em tão pouco tempo. O surgimento de uma solução de distribuição tão superior como o iTunes é para arrasar com o mercado.

Errou quem apostou que o título se referia ao Iphone ou ao Ipad. A Apple não comenta sobre o lucro isolado de sua operação com o iTunes, e quando faz menção ao mesmo diz que estão operando "um pouco acima do empate", e que ela serve apenas para ajudar a vender ipods, iphones e ipads. Eles no entanto adoram divulgar que alcançaram 10 bilhões de músicas vendidas e são o maior distribuidor varejista dos EUA.

Muito já se debateu online sobre a possibilidade do iTunes ser ou não lucrativo. Tendo em vista a quantidade de apps e músicas baixadas e o crescente número de dispositivos vendidos este ano, não dá pra acreditar numa operação "quase empatando". Cálculos recentes estimaram lucros acima de 1 bilhão de dólares isoladamente.

Mesmo que esses cálculos estejam otimistas, o fato é que a distribuição de conteúdo digital só tende a crescer nos próximos anos. Por que então a Apple não faz questão de chamar atenção para esse negócio ?

Talvez não queiram atrair competição para esse mercado. Os concorrentes atuais da iTunes não chegam nem perto de seu volume e a dificilmente crescerão como ela cresce com o apoio de dispositivos. Faz sentido então não divulgar os resultados financeiros, mas vangloriar-se de um número crescente de vendas para atrair produtores de conteúdo. Que autor/músico não vai querer estar num mercado de bilhões de downloads ?

Algo me diz que essa macieira ainda vai dar bons frutos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário