segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Raio-X para quê ?



A precária infraestrutura dos aeroportos vem sendo noticiada frequentemente nesse período pré-copa. Esse é um grande problema, sem dúvidas, mas a falta de segurança e em muitos casos a falta da aplicação dos procedimentos de segurança é muit pior.

Em recente viagem pelo Aeroporto do Recife vi um péssimo exemplo de como deve ser feita uma inspeção de segurança. Levei 15 minutos na fila do raio-x, obedeci os procedimentos e enquanto esperava do outro lado da esteira fiquei escutando a pessoa responsável pela vigilância batendo papo com outro funcionário sem olhar para o monitor.  Em outras palavras, o procedimento é inútil. Estamos apenas perdendo tempo na fila. Pior, estamos correndo sérios riscos ao viajar de avião com esse esquema de segurança falho.

Contrata-se funcionários, compra-se equipamentos de segurança caríssimos, monta-se filas e mais filas e no final eu pergunto : para quê ? Só para gastar dinheiro e dizer que se investiu nos aeroportos ? Será preciso uma tragédia para que o poder público faça seu trabalho direito ?

Muito embora isso ainda não ocorra com frequência suficiente para instigar malfeitores, demonstra claramente um afrouxamento dos procedimentos e uma tendência como essas deve ser combatida imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário