domingo, 7 de novembro de 2010

A volta da CPMF



Não basta gastar mal, tem que faturar mais às custas do trabalhador brasileiro. Esse é o nosso governo, além de burro, persistente. Uma verdadeira mula em matéria tributária.

Durante a campanha ninguém falou nada de CPMF, mal um partido foi eleito e já se fala na "necessidade" da volta do tributo.

A CPMF é um imposto terrível que destrói a cadeia produtiva de pedacinho em pedacinho. Esse tipo de tributo atrapalha a circulação do dinheiro e corrói o capital de giro das empresas. Empresas de grande volume (produtos baratos) e margens baixas vão ter de aumentar o valor dos seus produtos, o que vai prejudicar os consumidores (pobres). Se essas margens que podem ser tão baixas quanto 4% tiverem de sofrer um aumento de 0,38% (como era a CPMF antiga), podem esperar um impacto inflacionário de custos nessa atitude.

Não existe justificativa plausível para a volta da CPMF. Desde seu fim, a arrecadação aumentou significativamente, querem mais dinheiro para quê ? Vemos todos os dias dinheiro sendo desperdiçado, é melhor fechar essas torneiras abertas do que sangrar o povo um pouco mais.

Alguns acreditam que a CPMF serve para arrecadar do setor informal, o que é uma falácia. Muito embora alguma coisa de fato seja cobrada deles, a maioria desses trabalhadores vai manter dinheiro em espécie e "repassar" os cheques recebidos a fornecedores, de forma que o setor continuará "informal". Pior: mantendo esses valores na gaveta ao invés de no banco, reduzimos o poder dos bancos de emprestar  atrapalhando a liquidez de nossa economia e ainda damos um incentivo maior aos bandidos para atacarem esse setor que mantém um caixa abastado para economizar o imposto. É o governo literalmente favorecendo a bandidagem. Bem que o capitão Nascimento avisou ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário